Peugeot e-Legend: viagem ao passado com vista para o futuro

A Peugeot apresentou finalmente o e-Legend concept, protótipo que lhe mostrámos esta semana ainda sob a forma de "teaser" e que agora se deixa ver "ao natural". Esta é a visão da marca francesa para o futuro, mas assenta no estilo e na tradição do passado, nomeadamente do Peugeot 504 Coupé, que se prepara para festejar o 50.º aniversário.

O "look" retro do exterior contrasta com a tecnologia do habitáculo e com a mecânica eléctrica, já para não falar do facto de se tratar de uma proposta autónoma. Mas isto está muito longe de ser uma crítica, já que o resultado final é um modelo com uma silhueta muito elegante e com uma forte presença em estrada.

O Peugeot 504 Coupé é, ainda hoje, um dos mais fantásticos coupés de sempre, pelo que este protótipo não podia ter tido melhor inspiração. As semelhanças com o 504 ficam visíveis em detalhes como os faróis dianteiros bem vincados, o "capot" longo, um pilar traseiro bastante agressivo e claro, os cada vez mais característicos faróis traseiros com três faixas verticais.

Com 4,65 metros de comprimento, 1,93 metros de largura e 1,37 metros de altura, este e-Legend apresentou-se "ao serviço" com jantes de 19 polegadas (montadas em pneus Michelin) e com uma pintura cinza que dependendo da luz pode ir de um cromado até um tom quase bronze.

No que a motorizações diz respeito, este e-Legend é alimentado por um motor eléctrico de 340 kW, o equivalente a 462 cv de potência, e 800 Nm de binário. Este propulsor surge associado a uma bateria de 100 kWh e a um sistema de tracção integral que permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de 4 segundos e uma velocidade máxima de 220 km/h.

A Peugeot reivindica uma autonomia de 600 quilómetros segundo o ciclo WLTP e garante que no modo de carregamento rápido é possível "ganhar" 500 quilómetros de autonomia em apenas 25 minutos de carga.

O e-Legend está disponível com quatro modos de condução distintos, dois manuais e dois autónomos. Há modos mais focados no conforto e opções mais focadas na dinâmica, alterando não só o comportamento deste coupé como também a configuração dos "displays", dos bancos e até a conectividade com as redes sociais quando "navega" num dos modos autónomos.

O habitáculo é marcado por uma evolução do desenho "i-Cokpit" da marca francesa e conta com um total de 16 ecrãs, entre eles um enorme "display" de 49 polegadas no "tablier". São controlados a partir de um comando rotativo instalado na consola central futurista e estão integrados num sistema de infoentretenimento onde não faltam "modernices" como um assistente virtual capaz de "conversas inteligentes".

Os bancos são a derradeira ligação deste protótipo ao Peugeot 504 Coupé, já que a marca francesa se inspirou no habitáculo do 504 para criar um interior confortável, de desenho simples e com vários materiais clássicos, como veludo ou madeira.

A primeira aparição pública do Peugeot e-Legend está marcada para o início do próximo mês de Outubro, no Salão Automóvel de Paris.

Em destaque